Considerado um dos principais clarinetistas brasileiros da atualidade, Ivan é conhecido por sua habilidade técnica e versatilidade musical. Já se apresentou em diversos festivais de música e eventos culturais no Brasil e no exterior.
Aos 19 anos iniciou sua trajetória como solista frente a orquestras sinfônicas e aos 22 decidiu se inserir no universo da música popular e improvisação, devido à sua formação em rodas de Choro. Foi vencedor do 17º Festival de Música Educadora FM, em 2019, na categoria melhor composição instrumental. Seu primeiro disco como solista “Caetano Veloso & Ivan Sacerdote” foi indicado ao Grammy Latino de 2020.
Em 2022 lançou seu segundo disco, desta vez ao lado do instrumentista Felipe Guedes, gravado ao vivo no Festival de Jazz do Capão. No mesmo ano foi contemplado no edital internacional Ibermúsicas, representando o Brasil com o projeto “Choro sem fronteiras”, ao lado do pandeirista uruguaio Nacho Delgado. Atualmente está em fase de produção do seu terceiro disco exclusivamente autoral.