Artistas

Sertanília

O Sertanília é uma banda de Salvador (BA) que, inspirada no universo do Sertão Profundo, cria uma música original e essencialmente brasileira e a partir da interação de seus integrantes produz uma sonoridade particular e contemporânea. O grupo é composto por Aiace (vocais), Anderson Cunha (violão, bandolim e viola) e Diogo Flórez (percussão) acompanhados pelos músicos João Almy (violão), Letícia Ferreira (violoncelo) e Alexandre Vieira (baixo).

 

A banda tem dois discos lançados, ambos finalistas do Prêmio da Música Brasileira na categoria Melhor Grupo Regional. Após o lançamento do seu último single, “Rosário de Luas”, em fevereiro de 2022, o grupo se prepara para lançar seu terceiro disco.

 

No primeiro disco, “Ancestral“, lançado em 2012 pela Conexão Vivo, a banda apresentou sua proposta de uma música criada a partir do universo do sertão brasileiro, traduzido para uma sonoridade contemporânea. O cd foi gravado em Salvador, no Attitude Áudio Criação e no Fábrica Studios em Pernambuco, e conta com participações ilustres de Xangai, Bule-Bule, Terno de Reis do Riacho da Vaca (Caetité-BA), além dos percussionistas pernambucanos Emerson Calado, Nego Henrique – integrantes do Cordel do Fogo Encantado – e Gilú Amaral. Possui 18 faixas, com 12 músicas autorais e seis regravações.

 

Em 2017, o Sertanília lançou seu segundo disco pela Natura Musical intitulado “Gratia“, onde a banda aprofundou sua concepção musical e amadureceu sua sonoridade. O álbum traz as participações especiais da cantora Guadi Galego, artista espanhola e vocalista do grupo Berroguetto; do violoncelista Jaques Morelenbaum, artista com longa trajetória na música brasileira; e da cantora pernambucana Renata Rosa.