Artistas

Gabi Guedes e Pradarrum

Foto: Vanessa Aragão / Alfazema Filmes

Referência na música percussiva na Bahia, o mestre e músico Gabi Guedes é o idealizador do projeto PRADARRUM, que busca preservar, difundir e valorizar a musicalidade dos terreiros de candomblé, através de apresentações do grupo musical e de cursos e oficinas.

Nascido no Alto do Gantois, Gabi Guedes cresceu ao lado da Iyalorixá Mãe Menininha e aos 10 anos iniciou seus estudos de percussão ao lado dos Alabês Vadinho, Hélio, Dudu e Edinho. Já se apresentou em mais de 10 países, tocando com artistas expressivos como Jimmy Cliff e The Wailers, Margareth Menezes, Lazzo, Gerônimo, Raimundo Sodré, Armandinho, Paulo Moura, Hermeto Pascoal e Orquestra Emília Biancardi.

A partir de sua experiência de quase 50 anos tocando em terreiros e palcos mundo afora, Gabi une suas raízes ancestrais com sua atuação como chefe de naipe da Orkestra Rumpilezz para criar o PRADARRUM, numa fusão de ritmos que traz o Ilú, Ijexá, Alujá, Kabila e melodias das nações Ketu, Gêge e Angola com outros ritmos da world music, como salsa, samba, funk e jazz.

O grupo também homenageia e mantém viva a memória de grandes Iyalorixás e Alabês que deixaram seu legado de luta e resistência na manutenção das suas comunidades, histórias e espiritualidade. O projeto foi contemplado no edital do Natura Musical 2022 para o lançamento do seu primeiro álbum “MATRIARCAS”, com previsão de lançamento em 2024.